O investimento publicitário nos meios de comunicação no país cresceu 10,17% de janeiro a julho de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado, informa o Projeto Inter-Meios. O total acumulado nos sete primeiros meses é de R$ 16,67 bilhões, contra R$ 15,13 bilhões de 2011 . Em julho, o faturamento mensal foi de R$ 2,39 bilhões, 5,42% maior que o do mesmo mês no ano passado.
Os maiores crescimentos – como vem se repetindo nos períodos mais recentes – são o de internet, que ampliou o faturamento em 15,46%; o de TV por assinatura, que aumentou 15,41% e o cinema, com 14,2% de aumento. O meio que mais perdeu receita publicitária foi guias e listas, com redução de 14,10%. Outro meio com performance negativa é revista, cujo faturamento recuou 3,03% nos sete primeiros meses.
Em termos de share publicitário, a TV aberta não apenas continua na liderança como aumentou levemente sua participação, chegando a 64,88% do bolo publicitário. O recorde anterior havia sido registrado em junho, quando atingiu 64,81%. Na sequência vêm jornais (11,56%), revistas (6,05%) e internet (5,14%). Os que têm menos participação são guias e listas (0,92%) e cinema (0,33%) (veja detalhes abaixo).
O Projeto Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia realizado pela PricewaterhouseCoopers com exclusividade para o Meio & Mensagem, que coordena a iniciativa. O relatório mede, mês a mês, os investimentos em veiculação feitos pelos anunciantes na mídia brasileira, a partir de informações dos próprios veículos.
Faturamento bruto, por meio - Real (R$) - Janeiro a Julho, 2012Crédito: Projeto Inter-Meios / Meio & Mensagem |
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